Trajetória – Pr. Temóteo Ramos

Temóteo Ramos de Oliveira nasceu em Fortaleza em 13 de Outubro de 1940. Filho do pastor Benjamim Ramos de Oliveira e da irmã Maria da Conceição de Oliveira.

Desde a infância aprendeu a dedicar-se a obra do Senhor, seguindo os passos de seu pai. Aos 11 anos, foi batizado no Espírito Santo e, aos 13, já dirigia cultos e atuava como professor de Escola Dominical.

Em janeiro de 1962, aos 22 anos, teve sua chamada ao ministério de forma muito clara da parte de Deus.

Depois de servir ao Senhor como líder de jovens, ter completado um ano de casado com a irmã Ada Augusta de Oliveira e nascido seu primogênito, Temóteo Júnior, foi ordenado ministro do Evangelho em 1964 e enviado à Bolívia.

Durante seis anos pregou a Palavra em solo boliviano nas cidades de San Jose de Chiquitos, Cochabamba, Sucre, La Paz e Santa Cruz de La Sierra. Foi na Bolívia onde nasceram suas duas filhas: Eunice e Ana Maria.

Em 1971, pastor Temóteo seguiu no campo missionário. Desta vez, na Espanha, onde serviu a Deus por cinco anos. Em solo espanhol nasceu Samuel Ramos, seu quarto filho.

Ao regressar ao país, assumiu o pastorado da igreja Assembleia de Deus em Santo Aleixo, no Rio de Janeiro e também a função de Secretário Tesoureiro de Missões da Secretaria Nacional de Missões da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Também foi por muitos anos diretor da Escola de Missões da Assembleia de Deus (Emad). Já no Rio de Janeiro, nasceu seu filho caçula, Daniel.

Pastor Temóteo também foi co-pastor e vice-presidente da Assembleia de Deus no campo de São Cristóvão por nove anos, até que em outubro de 1987, assumiu a liderança da AD de Petrópolis.

Na Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil atuou em quase todos os órgãos e comissões, e entre vários cargos, exerceu por três anos o de vice-presidente do conselho administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

Em 2002 assumiu a liderança da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro, com sede em Benfica, ampliando seu ministério por vários bairros da capital do Estado.

Na Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro atuou como secretário-executivo, primeiro vice-presidente, até assumir a presidência da mesma em 2004, onde está até os dias de hoje.

Pastor Temóteo preside hoje, além da AD de Petrópolis, com mais de 14 mil membros, e a do Rio de Janeiro, cerca de 10 outras igrejas vinculadas a Sede em Petrópolis.

Pregador, escritor com seis livros publicados, conferencista nacional e internacional, o ministério do pastor Temóteo Ramos de Oliveira cresceu e tornou-se referência no país e fora dele.