A igreja evangélica Assembleia de Deus de Petrópolis teve seu início no ano de 1922, quando missionários estiveram na cidade pregando o Evangelho e os primeiros crentes da igreja começaram a se reunir para louvar e adorar ao Senhor. Não se há registros desta época, mas irmãos pioneiros contam que os primeiros a serem alcançados pelo poder do Evangelho foram moradores do Vale das Videiras, expandindo a obra pelos demais bairros do município.
Os primeiros convertidos na cidade de Petrópolis receberam assistência espiritual do pastor Raul de Abreu, um dos pioneiros da obra pentecostal nesta cidade e também nas cidades vizinhas.
Em maio de 1927 chegava a Petrópolis o pastor Bruno Skolimowski, que havia sido consagrado a pastor no dia 2 de março de 1921, tendo uma grande missão de reorganizar a congregação que havia ficado algum tempo sem assistência pastoral.
No dia 29 de outubro de 1927 assumia a direção e responsabilidade do trabalho o pastor José Teixeira Rêgo, cujo pastorado foi de grande importância, pois neste período a igreja entrava em fase de crescimento.
Até essa data a sede da igreja estava localizada na Rua Fonseca Ramos nº 375. O trabalho cresceu ainda mais, de forma que foi necessário a mudança para um local mais amplo, que ficou sendo na mesma rua no nº 77.
Em 1935, Petrópolis recebeu o pastor Belarmino Pedro Ramos, cujo pastorado estendia-se também às cidades vizinhas. Neste mesmo ano foi fundada a congregação dos Duques, por intermédio do Sr. Luiz Duques.
Em fevereiro de 1946 o pastorado da igreja passou a ser exercido por Belarmino Teixeira Martins.
No dia 25 de fevereiro de 1966, pastor José Antônio de Carvalho, presidente da convenção das Assembleias de Deus no Estado do Rio deu posse à presidência da igreja evangélica Assembleia de Deus em Petrópolis ao pastor Luiz Cesário da Silva, tendo como vice-presidente o irmão José Manoel Duque.
Em fevereiro de 1974 teve início a construção do novo templo da Assembleia de Deus em Petrópolis, na rua Washington Luís, nº 369, no centro. No dia 27 de abril de 1975, o novo templo-central foi inaugurado, onde até hoje funciona a sede da igreja.
Em 24 de outubro de 1987, a presidência da igreja passou para as mãos do pastor Temóteo Ramos de Oliveira. Desde então, a Assembleia de Deus em Petrópolis tem gozado de crescimento expressivo e se tornado referência em todo país.
Por meio da obra missionária, a igreja instalou trabalhos em países como Bolívia, Paraguai, Equador, Cuba, Estados Unidos, Colômbia, Equador, entre outros.
O número de congregações praticamente triplicou. Hoje, já são mais de 60 em todo município. Além disso, foram instalados trabalhos de extensão do campo de Petrópolis em Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas e Espírito Santo, e nas cidades de Carmo, Quissamã, Barra do Piraí, Macaé, Magé, Teresópolis e etc.
Hoje, o número de membros da Assembleia de Deus de Petrópolis já passa de 15 mil.
Assim, passados 95 anos desde a sua fundação, a igreja Assembleia de Deus em Petrópolis continuará sua marcha, cumprindo seu papel de difundir o Evangelho genuíno nesta cidade e Nação.
Ao longo dos quase 90 anos de história, vários pastores estiveram à frente da Assembleia de Deus de Petrópolis.
[1927 - 1928] Pr. José Teixeira Rego
[1930 - 1931] Pr. José Teixeira Rego
[1932] Pr. José Amâncio
[1933 - 1934] Pr. José Cajaseiras
[1935 - 1942] Pr. Belarmino Pedro Ramos
[1943 - 1946] Pr. Climaco Bueno Asa
[1946 - 1966] Pr. Belarmino Teixeira Martins
[1968 - 1987] Pr. Luís Cesário